O Clube

CLUBE DE FOTOGRAFIA DA REGIÃO METROPOLITANA DE FEIRA DE SANTANA

Sendo nossa região, mas precisamente os municípios da região metropolitana de Feira de Santana, um local onde muitos são amantes da fotografia e não existem entidades voltadas para congregar e incentivar estas pessoas, fotógrafos profissionais e amadores, sentiram a necessidade da criação de um clube para todos os amantes da fotografia, independente de sua formação, mas que se dediquem a ela como meio de expressão artística, cultural, documental, educacional e recreativa.

Com a presença de 23 (vinte e três) pessoas, aconteceu na noite do dia 21 de fevereiro de 2013, no salão de reuniões do Hotel Acalanto em Feira de Santana, a fundação do Clube de Fotografia da Região Metropolitana de Feira de Santana. Durante mais de três horas, foi lido, refletido e aprovado o Estatuto, eleita e empossada a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o biênio 2013-2015, analisado a sugestão do logotipo do Clube, bem como aprovadas algumas resoluções pela Assembleia Geral. A Diretoria eleita, já imediatamente providenciou toda a documentação necessária para registro da entidade, legalizando-a como pessoa jurídica e filiando-a junto à Confederação Brasileira de Fotografia e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

Com poucos meses de fundado, o Clube de Fotografia já levou o nome de Feira de Santana para diversas partes do Brasil e de países como França, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Hungria e Espanha, se correspondendo com entidades congêneres ao redor do mundo, bem como participando de concursos de fotografias e exposições promovidos internacionalmente.

O Clube de Fotografia da Região Metropolitana de Feira de Santana, fundado em 21 de fevereiro de 2013, com sede e foro em Feira de Santana, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de congregar todas as pessoas que se interessam pela arte fotográfica como expressão documental, artística, cultural e lazer e que a ela se dirigirem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.

Logotipo do Clube de Fotografia de Feira de SantanaNo desenvolvimento de suas atividades, a Associação observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, com as seguintes prerrogativas:

I. apoiar e divulgar o desenvolvimento da arte fotográfica, disseminar conhecimentos fotográficos aos seus membros e à comunidade em geral, através de atividades culturais e educativas tais como cursos, seminários, palestras, exposições, publicações e tarefas afins;

II.  participar e dar apoio às associações, entidades, instituições, federações ou confederações de objetivos semelhantes aos seus, a critério da diretoria.

Estiveram presentes à reunião como Sócios Fundadores, Antonio Carlos Santos Vieira, José Angelo Leite Pinto, Cláudia Cristina Soares Freire, João Kennedy de Souza Silva, Luiz Osvaldo Mascarenhas, Manoel Costa Fonseca Júnior, Leyla Cristiane Carvalho da Silva, Patrícia de Sousa Nascimento, Antônio Carlos Lima Rios, Maria Salete Costa Bitencourt, Mauricio Moura Acioli, Alexandre Brandão Lima, José Nicolau de Almeida Júnior, Vagner dos Santos, Wagner Bacciotti Campodonio, Valeria Karina Marques, Marcelo Augusto Alexandrino Araújo Souza, Basílio Fernandez Fernandez, Marcio Lara Medrado, João Dilson Morais Filho, Francisco Carlos da Silva, Tomaz Oliveira Coelho e Valcir Gobatto.

Nosso Logotipo

A silhueta existente na parte superior do logotipo do Clube de Fotografia de Feira de Santana, refere-se à Serra de São José das Itapororocas, ponto mais elevado de Feira de Santana, com 675m acima do nível do mar, medido por GPS pelo Observatório Astronômico Antares. Por tratar-se de uma formação geológica de grandes proporções, e bastante conhecida na região, passa a compor nossa marca. Na língua tupi-guarani a palavra Itapororocas significa "Pedras que fazem barulho". A primeira referência escrita ao vilarejo, com o nome de Feira de Santana, deve-se aos naturalistas alemães Von Spix e Von Martius, que visitaram em 1819, onde consignaram: "Duas léguas a noroeste de Feira de Santana, encontramos o arraial de São José das Itapororocas abandonado por quase todos os seus habitantes, em virtude da falta de água".

Se você gosta de fotografia, junte-se a nós! Nosso clube é voltado para todas as pessoas que amam fotografar. Pode ser amador ou profissional e não importa o tipo de câmera que você possui.



Sem agenda no momento.
Rua Francisco Mário, 29 - Capuchinhos - Feira de Santana/BA - CEP: 44076-180