Noticias

18-06-2013
Documentário fotográfico sobre Canudos vai virar livro

Como resultado do projeto fotográfico a Canudos durante o período de estiagem em 2013, que fez reaparecer do fundo do Açude de Cocorobó as ruínas da antiga cidade, os fotógrafos associados do Clube de Fotografia de Feira de Santana, lançarão o livro "Canudos - Essa história não pode morrer!". O lançamento oficial do livro será em Canudos-BA no mês de agosto e outro lançamento durante o Festival Internacional de Fotografia de Paraty – RJ, no período de 18 a 22 de setembro de 2013.

Veiculado pela imprensa estadual e nacional, aconteceu um fenômeno natural surpreendente para nós fotógrafos e que fez reaparecer parte da história do Brasil, a Guerra de Canudos. A Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos foi o confronto entre quase a totalidade do Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no norte do estado da Bahia, nordeste do Brasil. Localizada na entrada para o Raso da Catarina, devido ao longo período de estiagem no sertão, voltou a aparecer do fundo do Açude de Cocorobó, as ruínas da antiga cidade de Canudos, destruída por este grande massacre.

Um evento que mereceu ser registrado, devido à sua importância e pela raridade do acontecimento. Assim, membros do Clube de Fotografia de Feira de Santana, estiveram na região de 25 a 29 de abril de 2013, com o objetivo de realizar um documentário fotográfico, entrevista com moradores e vídeos documentários, visando a produção posterior de uma exposição fotográfica intinerante, bem como a publicação de um livro, mostrando toda a história e situação atual da região e dos seus habitantes. Os fotógrafos associados que participaram do projeto "Canudos, essa história não pode morrer!", acreditaram nesta excelente oportunidade para a realização do mesmo, que visou documentar, divulgar e resgatar parte da nossa história, seguindo a indignação de Euclides da Cunha, que em 1901 afirmou: "Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo".

Se você gosta de fotografia, junte-se a nós! Nosso clube é voltado para todas as pessoas que amam fotografar. Pode ser amador ou profissional e não importa o tipo de câmera que você possui.



Sem agenda no momento.
Rua Francisco Mário, 29 - Capuchinhos - Feira de Santana/BA - CEP: 44076-180