Noticias

17-07-2013
Clube de Fotografia participa do Projeto de Revitalização da Praça Bernardino Bahia e do Ofício de Fotógrafo Lambe-lambe

Aconteceu na tarde de hoje (17 de julho), na sala de reuniões do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana, reunião entre o Secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sr. Antônio Carlos Borges Júnior e os fotógrafos Lambe-lambe de Feira de Santana. A convite do Secretário estiveram presentes à reunião o Presidente do Clube de Fotografia de Feira de Santana, Antônio Carlos Santos Vieira e os Diretores José Angelo Leite Pinto e Luiz Osvaldo Mascarenhas, o Presidente do Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana, Antônio Carlos Magalhães e o Diretor Antônio Ferreira de Magalhães, o Presidente do Núcleo de Preservação da Memória Feirense e representante do Jornal Folha do Norte, Prof. Carlos Mello, bem como quinze fotógrafos que utilizam o espaço da Praça Bernardino Bahia para seus serviços fotográficos.

Durante a reunião o Secretário Borges Júnior, informou a intenção de revitalizar a praça, bem como remodelar e valorizar o ofício dos fotógrafos lambe-lambe em nossa cidade, tornando-a mais atrativa para os turistas e toda comunidade feirense, bem como transformando-a em um espaço de cultura, arte e preservação da memória de Feira de Santana. José Angelo Pinto, falou sobre a importância desta ação que a Prefeitura Municipal fará em nossa cidade, bem como a necessidade da volta às origens desta atividade como mais uma alternativa de ganho para os fotógrafos, como acontece em outras cidades do sudeste e sul do Brasil, além do interesse turístico para os que visitam nossa terra.

O Prof. Carlos Mello sugeriu a reforma total, voltando ao seu aspecto original o Coreto da Praça Bernardino Bahia, como um patrimônio tombado pelo IPAC desde o ano 2000 e no lugar do bar existente e seu interior, fosse criado o Museu do Fotógrafo de Feira de Santana, falando sobre a história da fotografia e os fotógrafos pioneiros em nossa cidade, com exposições, etc., ideia esta bastante aplaudida e elogiada pela unanimidade dos presentes.

Ao final da reunião foi criada uma Comissão formada pelo Secretário Borges Júnior, representantes do Clube de Fotografia de Feira de Santana, do Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana e de três fotógrafos lambe-lambe escolhidos pelos próprios colegas presentes para o prosseguimento do projeto.

Se você gosta de fotografia, junte-se a nós! Nosso clube é voltado para todas as pessoas que amam fotografar. Pode ser amador ou profissional e não importa o tipo de câmera que você possui.



Sem agenda no momento.
Rua Francisco Mário, 29 - Capuchinhos - Feira de Santana/BA - CEP: 44076-180