Noticias

25-08-2013
A fotografia como profissão foi o tema da mesa redonda realizada em Cachoeira-BA

 

Na tarde do dia 22 de agosto, foi realizada no auditório da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira, a Mesa redonda "Profissão Fotógrafo". A atividade de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi organizada pela professora Juciara Nogueira. O objetivo é reunir conceituados profissionais da área para narrar um pouco de suas experiências, discutir sobre o mercado de trabalho e, claro, apresentar e comentar algumas fotografias para estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e demais interessados.

Participaram da mesa os fotógrafos Lucia Correia Lima, Alvaro Villela e Rodrigo Fiusa Wanderley, que trataram da profissão sob diferentes aspectos. Abriu o evento a premiada e atuante fotojornalista Lucia Correia Lima, que já teve trabalhos publicados em diversos veículos, a exemplo do Jornal do Brasil, O Globo, Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, A Tarde, Istoé, Carta Capital e Caras. Nome de destaque do fotojornalismo baiano, com reconhecida atuação no mercado regional e nacional, Lucia vem realizando importantes trabalhos como freelancer, a exemplo da cobertura do carnaval 2013 para a Cannal Assessoria – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Entre outros aspectos relevantes de sua carreira, pode-se destacar que foi premiada pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia e pela Associação Baiana de Imprensa. Entre outros aspectos relevantes de sua carreira, pode-se destacar que suas mais recentes exposições foram realizadas na Filadélfia (USA) e em Paris. Também compõe a mesa o premiado fotógrafo Alvaro Villela, que já tem seu nome destacado na fotografia publicitária baiana e vem se dedicando a um trabalho mais autoral. Com exposições individuais e coletivas em importantes museus e centros culturais do país e do exterior, Álvaro foi o único fotógrafo brasileiro selecionado para o TOP 50 – 2010 no PhotoLúcida – Portland/USA; foi indicado para o PRIX PICTED 2010, sendo esta uma importante premiação, em fotografia, voltada para o tema sustentabilidade. Entre outros aspectos relevantes de sua carreira, pode-se destacar que foi premiado no Foto Arte Brasília em 2009, no III e IV concursos nacionais da Leica / Revista Fotografe Melhor e em 2011 foi vencedor do Salão Regional de Artes Visuais da Bahia, na etapa de Porto Seguro.

Para fechar o evento foi convidado o jovem fotógrafo e jornalista Rodrigo Fiusa Wanderley, que vem ministrando cursos de fotografia e participando de exposições de destaque, a exemplo da última edição do Circuito das Artes, onde teve duas imagens de sua autoria exibidas no ACBEU, em Salvador. A mesa redonda será mediada pela professora Juciara Nogueira, doutora em Cultura e Sociedade (UFBA), mestra em Artes Visuais (UFBA), fotojornalista e professora do curso de comunicação da UFRB. Logo após a mesa redonda, Juciara Nogueira fez a divulgação e premiação das três fotos mais votadas durante a Exposição fotográfica coletiva imagens do Recôncavo, realizada entre os dias 9 e 14 de agosto no Foyer do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, em Cachoeira, que contou com mais de 350 visitantes. Na ocasião, foram apresentados 24 trabalhos de 12 participantes do curso de extensão O Recôncavo como tema para composições fotográficas I, ministrado pela professora entre os meses de abril e maio. Os destaques da exposição foram premiados com livros doados por alguns professores. O Presidente do Clube de Fotografia de Feira de Santana, Antônio Vieira e o Diretor de Cultura e Divulgação J. Angelo Pinto, estiveram presentes ao evento.
 

Juciara Nogueira
Professora da UFRB

Se você gosta de fotografia, junte-se a nós! Nosso clube é voltado para todas as pessoas que amam fotografar. Pode ser amador ou profissional e não importa o tipo de câmera que você possui.



Sem agenda no momento.
Rua Francisco Mário, 29 - Capuchinhos - Feira de Santana/BA - CEP: 44076-180