Noticias

03-11-2013
Eclipse parcial do Sol fotografado em Feira de Santana

Na manhã do domingo (3 de novembro de 2013) aconteceu o Eclipse Solar, que em Feira de Santana, apesar das péssimas condições meteorológicas, foi registrado pelo Fotógrafo José Angelo Pinto, membro do Clube de Fotografia de Feira de Santana, após uma trégua que as chuvas deram por alguns minutos na cidade. O eclipse foi visível com totalidade no norte do Oceano Atlântico a leste da Flórida, Gabão e na África, ao sul de Costa do Marfim e Gana, como também foi visível como parcial em parte da Região Norte e em todo território do Nordeste do Brasil. Na Bahia, o eclipse começou às 08:20:24h, chegando ao seu ponto máximo às 08:54:01h e terminando às 09:29:22h, informou a Nasa.

Segundo os astrônomos, este foi um eclipse híbrido porque apesar de todo o Sol ficar encoberto pela Lua, em algumas localidades ele foi visto como um eclipse do tipo anular, quando o diâmetro da Lua parece insuficiente para cobrir toda a estrela -- isso porque a curvatura da Terra faz com que em alguns lugares a Lua pareça menor. Os eclipses híbridos representam apenas 4,8\% do total. O eclipse foi visto parcialmente no Brasil, por causa da posição da América do Sul em relação a Terra. No extremo do Rio Grande do Norte e do Amapá o fenômeno foi mais intenso e a Lua cobriu cerca de 40\% do disco solar. O valor cai para 30\% em Pernambuco, no Piauí, no Maranhão e no Pará, 15\% em áreas de Minas Gerais e Goiás, e apenas 3\% na Bahia.

Um eclipse Solar ocorre sempre que a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Se durante o fenômeno o satélite natural da Terra encobrir completamente o Sol, é chamado de eclipse total. Caso contrário, eclipse parcial. O próximo eclipse solar parcial será visível no Nordeste do Brasil em 2023 e eclipse solar total em 2045.

Se você gosta de fotografia, junte-se a nós! Nosso clube é voltado para todas as pessoas que amam fotografar. Pode ser amador ou profissional e não importa o tipo de câmera que você possui.



Sem agenda no momento.
Rua Francisco Mário, 29 - Capuchinhos - Feira de Santana/BA - CEP: 44076-180